Tuesday 17 July 2007

PAQUISTÃO

Áreas do Norte






Para o trajecto que vai de Komila até Shatial, cobraram-me mais do que noutros troços com distância maiores. Não devo ter sido o único a quem fizeram essa, vistas as caras que os outros faziam. Aproveitaram a estreiteza das gargantas por onde a estrada passava para nos cobrar mais um bocado.





Depois de Shatial, voltou tudo ao normal, exceptuando o condutor que devia sofrer de tendências psicopatas, pela maneira como gostava de carregar freneticamente no pedal do acelerador. O passageiro sentado ao meu lado, ofereceu-me alperces, provavelmente de Hunza, famosa em toda a Ásia Central, pelos seus frutos secos.



Em Chilas, três indivíduos pagaram o chá antes do almoço e bombardearam-me de perguntas sobre o meu país, onde fica, e se tinha muitos muçulmanos. Eram médicos locais que andavam a tratar de um surto de tuberculose na região. Ao que parece, a coisa está longe de estar completamente erradicada. Ainda me arrependo de não me ter feito de convidado, talvez foi uma oportunidade falhada de ver a região de muito mais perto.



Em Chilas, estamos nos sopés do Nanga Parbat, um gigantezinho que perfaz a modesta altitude de 8126m, os meus primeiros 8000m, pelo menos de vista.



chilas


Resolvi descer em Talechi, o único sítio de donde se pode apreciar o Nanga Parbat e o Rakaposhi assim como outros cumes de elevadas altitudes. Para Norte, vê-se o Rakaposhi de 7790m, o Haramosh, 7400m, ambos pertencentes ao Karakoram, e para trás o grande Nanga Parbat, de 8126m, esse dos Himalayas. Infelizmente para mim e para as minhas fotos, o cume escondia-se debaixo de um espesso manto de nuvens, o que costuma ser habitual, e que o torna numa montanha de perigoso acesso. Ao descer da carrinha, fui assaltado por um exército de miúdos e miúdas que não me largaram enquanto não lhes tinha comprado alperces que eles traziam em cestos. Isso tudo civilizadamente. Também não resisti a comprar-lhes um kilo do famoso alperce que afinal deve-se cultivar em toda a região. Um camião ofereceu boleia, amigavelmente, infelizmente no sentido oposto. Perguntaram-me se eu queria ficar na aldeia, declinei a oferta e enfiei-me na primeira Hyace que me apareceu à frente. Direcção Gilgit.

talechi


nanga parbat


Gilgit é um sítio extremamente agradável, onde não me importava de passar mais tempo, e que também é prezado por muitos viajantes, dado o número – em nada exagerado, não vamos fazer turismo - de ocidentais que por lá descansam. Gilgit fica numa planície, mas é cercada por várias montanhas, isso tudo junto cria um cenário bastante aprazível, como se pode ver antes de chegar à vila. Aliás tive que me enfiar num pickup para voltar atrás, para fora da vila de onde se tem umas vistas impressionantes – ver as panorâmicas

gilgit














No comments: