Tuesday 26 December 2006

ÍNDIA

Himachal Pradesh
O Himachal Pradesh, como o nome indica, é um dos estados que apanha parte dos Himalayas. Talvez um dos mais verdes e mais "confortáveis", onde já os britânicos durante o Raj, tinham estabelecido a sua capital de Verão, nas montanhas de clima mais ameno do que nas planícies.

O Dalai Lama e o governo tibetano, assim como parte das pessoas que o seguiram, instalaram-se lá quando a China invadiu o Tibete na década de cinquenta. Estabeleceram-se na parte superior de Dharamshala, chamada McLeod Ganj, e criaram ali um centro de interesse onde, infelizmente, se preserva e se desenvolve melhor a cultura e tradição tibetana do que no seu país de origem, sujeitas à colonialização forçada e destruídora chinesa.

dauladaur


O Dauladaur, aqui visto de Odder, é a cadeia de montanhas que alberga Dharamshala, situada nos sopés dos Himalayas, marca o fim da planície indiana. O Dauladaur e o vale de Kangra é um dos sítios de especial beleza natural que mais marcaram a minha memória. Durante seis meses foi a paisagem que eu tive todos os dias ao acordar.

odder


Um fim de tarde na aldeia de Odder. Tinha por costume sentar-me no balcão e apreciar as nuvens de centenas de papagaios verdes, eram um espectáculo a não perder.

odder


O templozinho dedicado a Shiva perto da barraca do chá, onde parava o seu grupo de habituados, na estrada que leva a Kangra. Viam-se bandeiras do BJP no meio da selva, na altura no poder, o partido nacionalista de inspiração mussoliniana.

kangra


O bazar de Kangra, à volta do imponente templo, era uma agradável surpresa de manhã cedo, com as suas ruas repleta de vendilhões e da respectiva parafernália de objectos de culto hindús.

dauladaur


dauladaur


pir panjal


O Pir Panjal é outra das cadeias montanhosas que se veêm do Himachal Pradesh, aqui vistas de Dalhousie.



No comments: